domingo, junho 05, 2011

Paulo Amaral expondo

Eu digo que não precisamos entender a técnica de arte para distinguir e entender uma boa obra. Basta apreciar o belo e saber olhar para o artista e sua alma.

As 12 telas de Paulo Amaral, em sua exposição Städte, comprovam minha teoria.

Até por que eu não sou grande entendedora de arte, e assumo isso. Mas sempre admirei os trabalhos do Paulo. Muito cedo, me apaixonei por uma serigrafia dele: a porta de uma tradicional residência em Montevideo, muito bem escolhida e posicionada na casa dos meus pais. Mas eu não tinha, nem tenho uma tela dele. Ainda.

Por essas razões surpreendentes da vida, eu tive o privilégio de conhecer o Paulo e compartilhar da convivência com ele e com minha querida amiga Ana Paula. Eles nos fazem sentir como poucas pessoas sabem fazer. Estar com eles, é como estar em casa! O Paulo cozinha deliciosamente bem, e os dois estão sempre de braços, e coração abertos para os amigos. Estar na casa deles é estar em um ambiente em que arte, boa comida e vinho, risadas e conversas sobre os bons assuntos da vida se misturam. Estar ali me permitiu entender porque tão cedo comecei a gostar da obra do Paulo. Boas pessoas emocionam. E sabem explicitar essa emoção. De diversas formas. Com arte, no caso do Paulo Amaral.

Estar na abertura de uma exposição dele, depois desta convivência, deixou o momento mais especial!É claro que olhei cada uma das telas expostas com todo carinho que tenho por este casal, e pelo artista, que tanto admiro! Mas eu não estava sozinha. E minha acompanhante na exposição é alguém que entende de arte. E ela, sem suspeição, se impressionou muito com os toques do artista nas telas.

Ali, expostas na galeria Paulo Capelari, as cores, a composição de imagens, as sombras, criadas por Paulo Amaral formam uma mistura encantadora, tocante e profunda, deste experiente artista - um dos imortais da Academia Brasileira de Belas Artes - e desta pessoa tão especial.

As 12 telas, pintadas em acrílico, podem ser admiradas (e adquiridas) por quem entende, gosta, tem curiosidade, aprecia ou por quem, como eu, apenas sabe que a arte é uma das janelas da alma.

A exposição está belíssima. E mostra que Paulo, depois de algum tempo sem mostrar suas telas ao grande público, estava guardando obras tocantes para nós.

Vá conferir!

4 comentários:

Paulo Amaral disse...

Fernanda, querida: Quanta gentileza estes teus comentários. E sei que são sinceros. Obrigado e um beijo para ti.

F. disse...

Um beijo carinhoso Paulo!

Terráqueo disse...

Cara F, além da grande amizade pelo Paulo, sou um apaixonado pelos quadros dele. Na minha casa já são 8, e se eu tivesse mais paredes, ainda iria querer mais. Acho o trabalho dele de uma sensibilidade e de uma delicadeza impressionantes. Bj.

F. disse...

Chegarei lá Terráqueo, escolhi uma linda parede para a minha primeira, que estou querendo muito escolher! Bj

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...