sexta-feira, setembro 24, 2010

por que, apesar de

Li este pensamento hoje, e adorei:

"Aprendemos a amar não quando encontramos a pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita"

Tenho dito isso constantemente. Só podemos amar, de verdade, quando amamos "por e apesar de". Por todas as qualidades de alguém e apesar de todos os seus defeitos. Aprender a conviver com o "lado negro" de alguém pode ser díficil, demorado, complicado, mas é quando realmente se descobre o amor concreto e profundo. É a maior forma de aproximação que pode haver. A intimidade mais possível de uma relação;

Gostar pelo bonito, pelo inteligente, pelo simpático, pelo sociável? Isso é uma tarefa muito tranquila de realizar. Mas gostar pelo mau humor com que se acorda de manhã? Pela grosseria com que se é tratado por alguém que está atolado de trabalho? Ou pela resposta ríspida que se recebe e nos faz sentir agredido? E pela falta de ânimo quando nosso amor tem dor de cabeça ou dor nas costas e não quer fazer nada além de ficar de cama? Aí é mais difícil amar. Mas é possível. Se assim o amor existe, e é verdadeiro, vale a pena persistir pela relação.

O que precisamos é entender que, às vezes, a maneira como descobrimos que amamos, "apesar de", pode ser estranha, torta, até dolorida. Nem todo mundo ao conviver com as coisas negativas do outro percebe o quanto aquilo pode fazer falta, e o quanto era desnecessário retaliar estes comportamenteo. Aquilo faz parte de quem se ama. E talvez, sem esse lado, nem se gostasse tanto de estar junto. Depois que se percebeu isso, jogar tudo fora é um desperdício.

Afinal, encontrar quem goste da gente por quem somos durante a conquista, é fácil. Mas provavelmente, será também superficial, durará pouco, afinal não nos mostramos de verdade, nesta etapa do relacionamento. Encontrar alguém que nos ame por tudo o que temos de bom, e apesar de tudo o que temos de ruim. Isso é uma exceção. É raro e especial. Merece cuidado, muito cuidado!

Nenhum comentário:

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...