segunda-feira, março 10, 2014

e quanto mais eu penso, mais certeza não tenho....

Em Quadrilha, o poeta Carlos Drummond de Andrade já ditava:

"João amava Teresa que amava Raimundo 
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili 
que não amava ninguém. 
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, 
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, 
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes 
que não tinha entrado na história."

Quanto mais penso sobre esse poema, mais mais certeza tenho de que, mesmo sendo clichê (e até piegas) o famoso dito, baseado no poema, é uma grande verdade da vida. Uma verdade que se concretiza a medida em que o tempo passa; A medida em ficamos mais seletivos, mais exigentes e mais chatos (duro aceitar, mas sim, a idade também nos deixa mais chatos em muitas coisas). E até mais duros em nossas cascas (aquelas criadas pela vida).

Com o tempo, fica mais difícil abrir mão dos livros, dos discos, dos filmes. Da casa no campo. Do gato, do cachorro, do papagaio, também. Com o tempo, gosto cada vez mais de homens que lêem, falam de assuntos interessantes, e impõe, um pouco, seu jeito de ser. Com o tempo, me sinto mais  atraída pelo pensar do que pelo aparentar. Mas, também com o tempo, é difícil se adequar a esses homens, pois já não sou mais resiliente como o bambu, ou absorvente como a esponja, muito menos silenciosa como uma monja. E então, não necessariamente, sou o par perfeito para tipões assim. Interessante? Claro que me acham. Fácil de conviver? Nem tanto. E aí, meu João, sempre terá mais facilidade de amar uma Teresa ou uma Maria, do que a mim, Fernanda.

Realidade da vida, que torna cada vez mais atual, o poeminha do doce Drummond. Que eu continue tia, que eu vá aos EUA, ou que até conheça um sujeito que nunca acreditei poder fazer parte da história. Mas que me livre dos desastres. Ao menos isso! 

Nenhum comentário:

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...