quarta-feira, março 12, 2014

a vida, diferente do livro

Uma amiga minha, querida, linda, competente (e mil outras coisas que eu poderia citar aqui) escreveu um livro deliciosamente instigante. O livro, fininho e gostoso de ler, intitulado "A Condição Indestrutível de Ter Sido" fala sobre um casal formado (ou "desformado", na verdade) na era dos relacionamentos digitais. Eu li, reli e treli a Condição. Primeiro porque o livro é ótimo e bem escrito. Segundo porque Helena é minha amiga, e eu queria dar uma opinião sincera sobre o assunto. E terceiro, porque eu tenho pouca experiência em relações digitais. E fiquei muito curiosa sobre algumas coisas que ali apareciam.
O livro me fez pensar. E algumas coisas que aconteceram nos últimos meses, me fizeram pensar ainda mais sobre o que ela escreveu. Concluí, que definitivamente, não sou uma mulher para relacionamentos em tempos de redes sociais. Claro, já namorei à distância, o que exige o uso constante de smartphones, notes,  telas, e tudo mais.... Já tive envolvimentos com pessoas morando em outras cidades, quiçá, países. Mas se comunicar e se envolver com alguém que esta longe e usar a ferramenta digital para contato é uma coisa... ter um envolvimento com um Mauro, o personagem escrito pela minha amiga? Isso não me pertence.
Tenho no máximo 4 amigos que não conheço pessoalmente, em uma das minhas redes. Em outra, sigo e sou seguida por pencas de desconhecidos, mas é o intuito de quem está ali, então, ok.
Recentemente, um dos 4 desconhecidos virou conhecido. Acho até que vai virar parceiro de futebol, e já me trouxe, a tiracolo, mais um amigo junto. Diminuiu a lista.
Outro desconhecido, alguém que eu gostaria imensamente de conhecer no mundo real, ficará sempre atrás da tela. Provavelmente, com o tempo, em algumas das minhas limpas acabará sendo excluído da relação de amigos e diminuindo a lista também. . Acabo sendo meio antiga para isso, por mais que entenda o sentido das redes sociais, me abstraio um pouco deles.
Os outros dois, até hoje não sei como vieram parar na minha página. Provavelmente uma digitação errada na hora de negar o convite. E, da mesma forma, em breve estarão fora. Mas enquanto estão cheios de restrições e ativações de privacidade, não me incomodam.
Com isso, continuo sem chances de conhecer alguém parecido com o personagem principal de a Condição Indestrutível. Usando as redes sociais a minha maneira, e me sentindo um pouco velha e obsoleta com isso, é verdade. E me perguntando, também, mas e por que eu mudaria? Deixa o romance, que acaba não dando certo mesmo, para um bom livro. E quanto aos amigos? Bom, esses eu prefiro na mesa do bar.

Nenhum comentário:

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...