quinta-feira, julho 29, 2010

Os Outros

Assisti a uma palestra, que falava sobre a influência “dos outros” nas nossas justificativas. É mais fácil culpar “os outros” do que assumir nosso próprio jeito de enfrentar as coisas da vida.

Isso pode até parecer frase de livro de auto-ajuda, mas não é. Tentei fazer um link deste pensamento, com situações concretas que estejam me acontecendo. Foi tão fácil achar lógica no pensamento!

É claro que não temos controle sobre tudo o que acontece na vida. A questão é como encaramos essas coisas que não estão, necessariamente, no nosso universo de influência. Como absorvemos e resolvemos as questões que, simplesmente, dão errado, nos frustram?

Busquei 2 situações bem próximas, mas parecidas e com igual relevância, para pensar em como eu sou. Eu esperava, e queria muito que algo acontecesse, algo que não dependia de mim, se não, não vale!

Na primeira vez, eu fiquei ali, boba, frustrada, 2 dias inteiros, torcendo para que “os outros” fizessem o que eu esperava e queria. Olhei o relógio a cada 30 minutos, esperei ansiosamente. Ignorei convites para me distrair. Perdi, de verdade, esses dois dias. E acredito que minha frustração foi tão grande, que me senti uma idiota.

E aí vem o momento crucial. Se vitimar, ou aprender? Acho que aprendi.

Na segunda vez, bem pouco tempo depois, eu queria muito a mesma coisa. Desta vez, tinha mais motivos até para acreditar que agora sim, os “outros” fariam o que disseram. Só que, desta vez, eu cuidei de mim enquanto tudo podia, ou não, acontecer. Por que remoer minutos? É hora de elaborar e tratar isso, certo? Deixei o relógio em casa e assumi o controle de mim mesma. O resultado? Voltei a sentir leveza e tranqüilidade, mesmo quando algo que quero muito, não acontece.

Pode parecer incrível, mas ao aprender a lidar com nossa própria frustração tudo flui muito melhor. A gente consegue lidar com nossa tristeza, ao invés de culpar “os outros” por ela. Aprende a não ser mais vítima. Deste jeito o que deu errado, deixa de ser um problema tão grande e tudo começa a ficar mais claro.

Nenhum comentário:

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...