quinta-feira, março 08, 2012

A separação ou a consequencia?

Penso há alguns dias sobre o filme que assisti no final de semana. A Separação, filme iraniano do diretor Asghar Farhadi, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Merecido, o prêmio. Filme espetacular. Me surpreendeu muito.
Eu, que estou, seguidamente, com um livro na mão, versando sobre a situação das mulheres, em países de regime muçulmano, esperava encontrar um filme que apontasse apenas esses temas. E que se desenrolasse em cenários que normalmente ocupam as páginas destes livros: riqueza em casas suntuosas, onde apesar do luxo, mulheres ainda precisam se submeter ao que prega o Corão; ou regiões dominadas pela pobreza, com fugas, tristezas e dramas que emocionam até os mais duros corações.

Não foi nada disso que encontrei, em A Separação.

 O filme retrata a situação de uma família de classe média, onde valem sim, os preceitos do Corão. Em algumas situações, modernizados, em outras, nem tanto.  Ainda há choque, revolta, tristeza. E há um olhar de esperança e indagação (ou seria de resignação?). Os olhos, da filha do casal que se separa, são a grande janela para a alma dos personagens. O olhar da menina traduz covardia, orgulho, medo, crença, amor, incerteza. Traduz o desenrolar de tudo o que vemos. Os sentimentos ditos, e os escondidos. E ela usa, para isso, uma sutileza escancarada.

A maior surpresa para mim? É que partir desse olhar de adolescente, com tudo para viver, somado a presença de um idoso, que já não tem mais esperanças, e ao surgimento de situações imprevisíveis, temos o sumo do filme. Sua essência. Como o imprevisível pode afetar nossa vida? O que o acaso, e a ordem dos acontecimentos podem ter, resultar? Enquanto se desenrola o filme, pode-se perceber que eventuais mudanças, atos diferentes, ações que, talvez, não tivessem sido feitas como foram, mudariam todo o resultado do que temos na tela. Afinal, não é assim nossa vida? Um roteiro que cresce, ganha ainda mais vida, junto às emoções de um sistema religioso que nos é tão distante. E o que virá depois? Qual a consequência disso? E isso é o mais envolvente nessa estória! Me senti tão longe, e ao mesmo tempo tão perto do que se passava na minha frente.

Vendo os letreiros finais, ainda me perguntava o que eu realmente queria que acontecesse no filme. E o que, efetivamente, acreditaria acontecer, se a narrativa fosse baseada em fatos reais. Seria possível, um final feliz?

2 comentários:

Bípede Falante disse...

Fiquei com vontade de ver !
Beijoss

F. disse...

Vai assistir, Bípede! E depois me conta o que achou. :)
Bj

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...