sexta-feira, março 09, 2012

como nossos pais....

Na minha época de adolescente, as paixões platônicas eram normais. Saudáveis. Interessantes.

Nos apaixonávamos por um menino de outra classe, outra escola, ou do curso de inglês. Mas  éramos jovens demais, imaturas demais, ingênuas demais, para tomarmos qualquer iniciativa de contato. A educação, totalmente controlada, nos dizia que meninas podiam e deviam ter determinados comportamentos, meninos outros. O frio na barriga era uma constante. A incerteza, um companheiro fiel. Nunca tínhamos a  idéia de se o alvo de nossa paixão, estaria na reunião dançante dos colegas, ou na festinha do clube. Qualquer encontro era motivo de euforia.

O tempo passou. Adolescentes, hoje, agem como adultos. Ou pior, porque eu, adulta, nunca agi como tantos destes jovens que vejo por aí. Não sei se a repressão de minha geração, a necessidade de fugir, e driblar, os pais era a melhor forma de viver. Não sei se era correta, ou se formou uma geração mentalmente sadia, apesar de me considerar uma pessoa sã. Mas essa geração que vejo hoje nas ruas, essa deturpação de valores, essa liberação e desregramento, sinceramente, me assusta.

 Meninos e meninas, que descobriram muito mais da vida do que eu, mulher feita, adulta. Meninos que não sabem o que fazer com o tanto que já se permitiram. Meninos que já experimentaram tudo, e não sabem mais para onde ir.

Será que minha mãe pensava assim de nós?

Eu me considero uma pessoa open mind, jovem, e desencanada. Acho que fui tão reprimida que, assim que pude, me libertei das minhas correias e grades, para entender o que era ser livre. Não tenho preconceitos, nem preceitos. Acredito que as pessoas busquem seus caminhos, e eles não devem, nem irão, me dizer respeito. Não julgo, ou tento não julgar. Mas, ainda assim, me vejo olhando essa nova geração, preocupada.

Sinto que crianças, jovens, adolescentes, estão sendo entregues a vida adulta, cada vez mais, sem preparo. Sem chances de discernir a razão de suas escolhas.

Eu acho que meu medo é relevante. E justificável. Mas... Talvez eu fale, e pense, como minha mãe o fez um dia.... E se a vida é cíclica, como poderia ser diferente?

Nenhum comentário:

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...