terça-feira, agosto 12, 2014

O que o vazio levou...

Depressão. Essa doença que se popularizou e faz com que a gente acredite saber muito sobre ela. Mentira. Ninguém sabe o que realmente passa na mente de uma pessoa com depressão severa mesmo convivendo com ela. Só se entende levemente ao passar por uma crise. E olhe lá, pois a depressão tem sintomas tão únicos e simgulares em cada indivíduo, e muitas vezes chegar ao exame para seu diagnóstico já é muito complicado.
A grande maioria das pessoas acha que palavras de estímulo, que um empurrão, companhia podem ajudar quem está deprimido. Pura bobagem. Medicação (forte, e muitas vezes formada pela combinação de remédios), acompanhamento médico e muita força de vontade, são os principais fatores que podem tirar uma pessoa do vazio causado pela crise. E ainda existe uma grande diferença entre ter uma crise ou ser depressivo, outra coisa que dificilmente entendemos. Para quem sofre de depressão, a crise, estará sempre por ali, a espreita. Esperando uma oportunidade para se instalar.
Durante a crise, o depressivo sente um vazio tão imenso, uma solidão tão inexplicável que nada se justifica. Nao tem vontade de levantar da cama. Não quer conversar. Nao quer comer nem trabalhar. Não vê muita razão nas coisas da vida e briga consigo mesmo (e muito) para conseguir realizar tarefas banais. Ele não vê razão para sair de onde está (e de como está). Não há sol que justifique ir para a rua. Não há cheiro de comida que estimule uma refeição. Não a amor que o faça ter vontade de sorrir para alguém. Não há felicidade, há apenas dor e tristeza profundos.
Eu não sou psiquiatra, nem estudiosa do assunto. O que escrevo não tem nenhum embasamento técnico. Apenas já vi essa doença levar pessoas ao chão. Pessoas que com muita dificuldade levantaram e conseguiram retomar suas vidas. Pessoas que conseguiram se tratar, buscar um profissional, lutar contra a vontade de não aceitar o que a depressão traz diariamente.
Ao que tudo indica, o ator Robin Williams perdeu essa batalha e em meio a uma crise depressiva cometeu suicídio. Perde sua família. Perdem todos que amavam seu trabalho. Perde uma comunidade ao ver essa doença levar mais um cidadão. E perdeu, ao longo de toda a vida o ator, atormentado pelo sofrimento que nenhum de nos consegue mensurar ou entender. Apenas, quem conhece essa doença pode ter a ideia de que ninguém escolhe a depressão. E ninguém opta por deixar essa vida, quando é vítima dela. Ninguém quer deixar de tratar ou descuidar de uma doença tão seria. Isso acontece como um sintoma da própria doença.  Por isso, a melhor forma de ajudar é estar presente, mas sem invadir. E lembrar que não está na pessoa opção da pessoa a ausência do sorriso. Ele so não poderá sair do rosto de está em quem estiver perto. Assim como a paciência e o jeito para que o tratamento não seja abandonado por nenhum dia.

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...