quinta-feira, setembro 01, 2011

analisando...

Olhar para si mesmo não é algo fácil. Dói, dá trabalho, constrange. Mas é o primeiro grande passo para que possamos mudar profundamente. Ou ficar de bem com aquilo que somos.
Eu resolvi, há algum tempo, recomeçar a olhar para mim. Depois de anos de terapia, optei por algo que sempre me assustou: fazer análise. Acreditei que apenas com uma percepção mais profunda poderia perceber as coisas que me atrapalham, bloqueiam e desviam do que eu acredito querer. E, confesso, é um processo muito mais complicado do que eu imaginava. Mas revelador.
Ontem, com muito pesar, ouvi uma das constatações que mais me foram sofridas. “Estás refratária, não permites que as pessoas se aproximem além de um limite que crias. Quando percebes que estás realmente envolvida, crias situações de afastamento e crise.” E eu não esperava me perceber assim, nunca me senti assim. Justo eu, que sempre achei que buscava o contrário? Mas eu realmente crio empecilhos, problemas, confusões para todas as coisas que ultrapassam um limite de proximidade. Afasto pessoas e situações que me aprisionam. Meus amores, são verdadeiramente compelidos, quando ultrapassam um limite de intimidade. E eu me protejo de tudo aquilo, ou aquele, que se aproxima mais verdadeiramente do meu coração. Que pode ver minha alma como ela é. Sofro e machuco. A mim, e aos outros. Rechaço quando devia aproximar. E nem percebo que faço isso.
Quando me arrependo, e percebo meu boicote, já é muito tarde. Já atropelei tudo o que podia. Já criei uma situação irreversível.
Então, eu fico cada vez mais antiaderente. E cada vez menos envolvida com as coisas. Felizes aqueles que puderam ver, e entender, meu coração. Ele é bonito no meio de tanta confusão. Infeliz de mim, que afastei pessoas e situações por ter esse medo apavorante. Por que eu estou apenas descobrindo como não fazer isso...

2 comentários:

Bípede Falante disse...

E está indo muito bem, que você é uma garota inteligente e rara!
beijos

F. disse...

BF, obrigada! Pela presença e pelo carinho. Tuas palavras de apoio sempre me deixam um sorriso, daqueles leves, nos rosto.
Beijo

Bandaid, por favor

Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...