Um debate inteligente, interessante, e no mínimo divertido, entre Marcelo Tas e Marcelo Madureira encerrou o Fórum da Liberdade 2011. A troca de idéias e perfis entre os dois possibilitou, além de risadas, o desenvolvimento de pensamentos enriquecedores entre os presentes.
Marcelo Tas, como se esperava, apareceu com seu visual multicolorido e moderno. Na primeira etapa, sua apresentação (com muitos EUs) foi brilhante, mas explicou como chegou lá, não entrou profundamente no tema. Agradou o auditório, que estava lá para defender, ao menos na maioria, a liberdade na internet. Na minha opinião, foi óbvio. Quem usa as redes sociais hoje, como ferramente de trabalho, conhece de cor a cartilha que ele pregou ali. Nada novo, muito menos profundo sobre a liberdade "conceitual" do uso da web. Contou sua vida, como chegou lá, deu um toque legal sobre o que postar. E falou sobre ouvir seus clientes, pesquisar a opinião deles na web, se conectar, de todas as formas possíveis (aliás, a foto com aquela TV e som estava defasada pra caramba!!!), estar ligado-sempre- saber como usar as ferramentas das redes sociais e por aí. Legal, mas meus amigos Alvaro, Kaka, Aline, Rafa... poderiam ter feito essa apresentação com ele e dito ainda mais. Talvez, por isso eu não tenha me empolgado com essa primeira etapa do painel, óbvai e previsivel.
Então, começa a falar Marcelo Madureira. Seu terno amarrotado, sapatos empoeirados, e sim, piadas de gaúchos. Péssimo, pode-se dizer, começou perdendo pontos. E começou com um discurso que fez críticas ao uso da internet, o que surpreendeu, mas usou o pensamento crítico. Ponderou o como nesse país, em que a grende ma MAdureira criticou mais o sistema, do que o que temos a nossa disposição na web. Na opinião dele, a grande maioria da nossa população não tem conhecimento suficiente para usar toda a informação que recebe na rede, e por isso não poderá aproveitá-la devidamente. (É como usar um fusca a vida inteira, e de repente ter um Jaguar na frente, você vai usar 1ª, 2ª e 3ª e já não vai saber mais o que fazer com o resto do carro, precisa ser ensinado, digerir a informação). Ele comentou que a maioria das pessoas sequer sabe o que colocar nas redes scciais e citou a ele próprio, que é gerador de conteúdo, como um exemplo de quem não deve ficar ali, dando matéria de graça para os grandes milionários da internet. Comentou sobre o grande poder das classes emergentes, enfim fez uma análise mais "chata" mas mais séria sobre o que acontece hoje na rede. Criticou o excesso de tutela do nosso governo e o comodismo do povo ao gostar desta tutela, e buscá-la, inclusive ao buscar leis que o protejam na internet. Na minha opinião, apesar de alguns cometários mal colocados, foi muito bom e importante tê-lo ouvido. O que, porém, eu acho que aconteceu por alguns comentários que ouvi na saída, é que ele foi mau interpretado por frases descontextualizadas e até pela postura dele.
Reconsidero um pouco minha opinião sobre Tas, nos debates o cara cresceu e mostrou ao que veio (o que mostra que tem gente que funciona melhor sem script). Ali mostrou por que é reconhecido como é. Me reconquistou como formador de opinião, perdeu um pouco do ar de sou o cara e se mostrou realmente inteligente, saindo do obvio. Madureira, continuou na sua linha de argumentos mais polêmicos e não convencionais, seguiu bem na minha opinião. Palmas para o mediador Helio Beltrão, espetacular, mostrou que tem senso de humor e jogo de cintura no meio das feras.
Entre os painéis interessantes da tarde de ontem, ressalto o painel sobre economia na web, o ponto nevralgico, de como não se taxa na web e por isso é tão interessante e atrativo como nova forma de divulgação. O Forum deste ano teve o merecido glamour e modernidade de um evento que se renovou ao falar de um tema delicado, com confronto, e o mais importante, chance para o debate.
Parabéns aos meus amigos do IEE pelo brilhante evento!
A pimenta é um condimento de sabor picante que pode lembrar o cravo, a canela e a noz-moscada. Utilizada nos alimentos para produzir sensações “quentes”, estimula a produção de endorfina no cérebro, aumentando a sensação de bem estar... Que tipo de pimenta é você?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bandaid, por favor
Você acha que encontrou alguém incrível. Diferenciado. Maduro. Aberto. E essa pessoa é tudo isso, e ainda é espetacular com você. Você baix...
-
O leilão foi lindo e mostrou o engajamento da população gaúcha. Porto Alegre superou a arrecadação das demais capitais brasileiras, por onde...
-
E então, de um momento para outro, o que estava sereno volta à confusão. E o que era euforia, volta à calma. Porque nada é tão certo que não...
2 comentários:
Perdi, mas bom ter ficado sabendo um pouco por aqui...quem sabe com essa turma e esse monte de idéias não formatamos algo sobre o assunto também...
Idéias e qualidade não faltam hein?! Seria (ou será) bem legal. ;)
Postar um comentário